Quer apresentar-se como andrógino para a sociedade?

Este texto é um questionamento de “O Início” (categoria Começando). Se não o fez, leia-o para entender o contexto deste post.

Então, como mostrar-se para a sociedade? É bem diferente de contar para os amigos. A não ser que você trate “a sociedade” como os amigos também, mas certamente não é fácil contar para todas as amizades. E decidir se isso vai ser discreto, gradual ou direto, reto. O que será?

A sociedade espera muito de nós. Na trincheira só entram dois gêneros: masculino e feminino. E diz que o homem tem de vestir suas roupas, a mulher outras. Que é preciso sentar assim, andar assado. Mas e quando você quer ser um pouquinho de cada? Nem que seja no meio da multidão, não é difícil achando que as pessoas vão perceber?

Vi que as pessoas, em geral, não percebem muita coisa. Parte do que nos protege também é o preconceito. Como as pessoas já olham esperando um “sexo” quando olham para alguém, assumem que aquelas vestimentas, a não ser que sejam muito diferentes, são desse gênero ao qual te associaram quando te viram.

Querendo experimentar: se você for para a sociedade alguém do gênero masculino, use uma camiseta feminina que não fique muito apertada. Ou se alguém do gênero feminino, o contrário (a não ser que seus peitos não o permitam, aí é necessário pensar numa estratégia como binders, tops apertados). Provavelmente pouca gente vai notar a diferença. Vão assumir que você é o que eles já conhecem de você.

Na sociedade, muito é um experimento. Se tudo for gradual, pode ser que um dia você vista todo o seu look com peças destinadas ao gênero oposto e ninguém exatamente perceba – aconteceu comigo.

Pode ser que você já seja alguém que confunde as pessoas. Se você tem essa sorte, é mais fácil de experimentar. Sendo homem, tendo mais curvas, e sendo mulher, menos, basicamente.

Afinal, a androginia em geral refere-se ao caminho do meio. É necessário dizer que é possível parecer mais andrógina mesmo se for uma mulher com busto avantajado ou um homem com muita barba ou muitos pelos. Mas claro, daí não será vista como uma pessoa “naturalmente” andrógina. É possível que você decida recorrer a meios mais drásticos, se o que você vê no espelho não te satisfaz.

A mulher pode querer diminuir os peitos usando um top apertado e roupas mais folgadas para disfarçar quadris e cintura. Quem sabe alterar o tom de voz, o jeito de falar, não rebolar ao andar.

O homem pode querer raspar os pelos e a barba ou até removê-los permanentemente. Emagrecer, usar roupas mais femininas, exercitar-se para perder cintura.

Algumas pessoas podem querer complemento hormonal. Outras ficam felizes sem ou têm sorte e o corpo é andrógino ou próximo. Novamente, cabe a cada um saber o que traz a felicidade.

Aqui eu não vou dizer nada do que você tem de fazer para apresentar-se diferente à sociedade. Você conhece bem seu círculo – se não conhece, deve fazê-lo. É imprescindível que você conheça todos ao seu redor. Aí você saberá o que e como experimentar.

A vida é um playground. Saiba descer para ele!

Comente, conte sua experiência com a sociedade. Acredito que todos nós podemos nos beneficiar. Como disse, farei daqui um compilado. Conte sua história!

Anúncios

4 comentários sobre “Quer apresentar-se como andrógino para a sociedade?

  1. sou menino, me considero menino, mas quero ter uma aparência andrógina (só que mais pro feminino do que pro masculino), e quero tomar hormônios, só que me considero cis, ou será que sou transgênero ?

    1. Pode ser. Infelizmente não há um protocolo firmado, pois a nossa sociedade é binária. Provavelmente se baseará em bloqueadores de hormônios e pequenas doses de hormônios para reposição. Passou-se um tempinho. Você já sabe se é cis ou trans? Converse com um médico, é sempre a melhor saída.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s